Gelby Justo
COM VOCÊ, PELO RIO!
Vascaíno de coração e torcedor ativo do time de São Cristóvão, Gelby Justo acredita que a política de base, feita com ampla participação comunitária, é o melhor caminho para construir diálogos e defender a democracia com oportunidades justas e iguais para todos.
QUEM É GELBY JUSTO?
Gelby Luís Justo Lima é carioca de Benfica, na Zona Norte da capital, nascido em 12/03/1986. Filho mais velho da professora de português e inglês Arlete, e do funcionário público dos Correios Luís Paulo (in memoriam), é casado com a administradora Priscila Justo e tiveram, juntos, sua primeira filha, Lunna.
Formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho, participou intensamente do movimento estudantil. Foi presidente do Centro Acadêmico e dirigente do Diretório Central dos Estudantes.
Em 2007 iniciou a vida partidária no MDB integrando o núcleo Jovem da legenda. Na época, teve destaque na mobilização da juventude na defesa dos royalties do petróleo para o estado do Rio de Janeiro, agregando jovens lideranças comunitárias do Rio, ao movimento.
Em 2012, assumiu a Coordenação de Projetos de Reestruturação de Condomínios Habitacionais da Secretaria de Estado de Habitação (SEH). O trabalho levou obras de recuperação de reservatórios de água, rede de esgoto, coberturas, fachadas e blocos de sustentação para 111 conjuntos habitacionais, que, apresentavam condições precárias em todo o estado, incluindo municípios da Baixada Fluminense e do interior. No total, 225 mil famílias foram atendidas.
Em 2014 passou a integrar os quadros da Secretaria Municipal de Governo (Segov) na cidade do Rio de Janeiro, à frente da coordenação do Programa de Legalização da Profissão de Mototaxistas, implementado no conjunto de ações para a mobilidade dentro do ciclo de investimentos em transporte e mobilidade gerados pelos Jogos Rio2016.
O trabalho regulamentou, pela primeira vez, o serviço de mototáxi e motofrete na capital fluminense, criando regras claras e padrões funcionais para o novo modal, gerando trabalho e renda na cidade, e oferecendo mais uma alternativa de transporte com segurança para os cariocas.
Em 2018, concorreu pela primeira vez a uma vaga de deputado estadual. Não foi eleito, mas concluiu o desafio como o candidato mais votado em sua região (Benfica e São Cristóvão), consolidando assim sua trajetória como liderança comunitária.
Em 2019 aceitou o convite para coordenar projetos esportivos e sociais na cidade de Maricá, estando à frente de programas voltados para as comunidades e a juventude local.
O trabalho junto a lideranças comunitárias sempre foi a origem de sua atuação política, o que o levou, em 2021, a refundar o Núcleo Comunitário de seu partido (MDB), atendendo o pedido de diversas associações de moradores que buscavam um canal direto de diálogo permanente com o poder público.
Em 2022, à pedido do Governador Cláudio Castro, assumiu a primeira Secretaria voltada às comunidades. Secretaria de Ação Comunitária e Juventude, que tinha como meta elencar crianças e jovens das comunidades do Rio de Janeiro através de programas sociais como o CRJ (Centro de Referência da Juventude).
Neste período, Gelby revitalizou, reformou e reabriu alguns CRJs espalhados pelo município como: Manguinhos, Jacarezinho, PPG, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Vila Paciência e Fumacê, e também abriu novos polos como na Barreira do Vasco, Ricardo de Albuquerque, conseguindo expandir o projeto para outros municípios como em Tanguá e Areal.
No ano seguinte, Gelby assume a Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (SUDERJ), e fica à frente da presidência por seis meses, onde atuou de forma diligente nos equipamentos esportivos do Estado, como o Complexo Esportivo da Rocinha, Complexo Esportivo Caio Martins, Complexo Esportivo do Sampaio, Parque Aquático Julio Delamare e Célio de Barros.
Ao lado do Secretário Rafael Picciani, foram feitas intervenções nesses complexos esportivos dando mais vida e celeridade ao que já estava parado há algum tempo.
Após sua passagem pela Suderj, o Secretário Rafael Picciani o convida a ser subsecretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, onde atuou por um ano.
Dando ênfase ao Complexo Esportivo Caio Martins e ao Parque Aquático Júlio Delamare, que agora estavam sob o escopo da Secretaria de Esporte e Lazer e não mais da Suderj, empenharam-se em reavivar tais equipamentos, entrando com reformas e melhorias.
Ao total, abriram cerca de 4 mil vagas para esportes aquáticos no Júlio Delamare e 2 mil vagas para esportes aquáticos e terrestres no Caio Martins, fazendo com que a população que mais precisa, mais uma vez, estivesse assistida.
Entre para o nosso time!
VOCÊ QUER FAZER PARTE DO TIME GELBY? BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO E ENTRAR EM CONTATO DIRETO COMIGO E COM MINHA EQUIPE.